Pesquisar este blog

Meu presente...

Meu presente...
é fruto das minhas escolhas! Ser feliz para fazer feliz!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Oficina de Poesia



Trabalhar com poesia na escola não é fácil. Sabendo disso, e aproveitando a chance que a comunidade Escrevendo o Futuro proporcionou para nós educadors, resolvi participar da oficina de poesia. Espero que neste encontro possamos desenvolver nossas atividades docentes, trocar idéias e aprender mais sobre este tema tão especial. Espero que gostem das minhas idéias.

Você também tem dificuldade em trabalhar com poesia? Tem dúvidas? Não sabe como começar?

Primeiramente, fico feliz e poder te ajudar a buscar respostas para as tua dúvidas. Veja bem, não te darei respostas, mas terei muita felicidade em te auxiliar a obter recursos para melhorar ainda mais a tua prática como educadora. Este é o primeiro passo para uma educação de qualidade!

São muitas as questões que você levantou. Penso que primeiro você deve ter clara a diferença de poema e poesia. Parece simples, não? Mas ter claro um conceito é o principio de qualquer aprendizado. O que você acha?

Poesia, segundo uma grande amiga e colega da minha escola é a forma que o poeta encontra para expressar seus sentimentos, suas dúvidas, sua visão do mundo.

Então, como podemos definir um poema? Poema, é a expressão escrita desta poesia. Poderia dizer que é a expressão da alma do poeta, é como ele se comunica com o mundo. O poema existe porque o poeta, ao expressar seus pensamentos, ao compartilha-lhos através da escrita, permite que nós, leitores, possamos interagir com seus pensamentos.

O que realmente caracteriza um poema? Além do ritmo, que pode ser marcado pela rima ou sonoridade das palavras, o poema se caracteriza por conter poesia, ou seja expressar o que o poeta quis passar com asquelas palavras.

Todos podemos produzir poemas? Claro. desde que tenha vontade e sinta a necessidade.

Qual o papel da inspiração na produção de um poema? Já se falou e refletiu bastante a respeito disso sabia? Penso que algumas pessoas tem a sorte (ou devo dizer facilidade?) de conseguir espressar seus pensamentos de forma mais fácil. E isso não se concentra apenas na arte de escrever poemas. Podemos dizer que estes são inspirados? De certa forma. Outros, precisam de mais tempo, concentração e trabalho para expressar suas ideias de forma coerente. Seriam estes abandonados pelas musas da inspiração? Não creio. Fácil ou difícil, registrar a poesia que existe em nossa vida é uma forma abençoada de compartihar com os outros nossos pensamentos.

E, plagiando as palavras de um grande poeta chamado Emmanuel Marinho: Poesia não compra sapatos, mas como andar sem poesia?

Espero que minhas respostas tenham te estimulado a formular outras perguntas.

Beijos do frio do Sul da colega

Um comentário:

  1. OBRIGADA PELAS RESPOSTAS, FORAM DE GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A MINHA PESQUISA. BEIJOS RAFAELA LAPA

    ResponderExcluir